-
Arquitetos: Vélez Valencia Arquitectos
- Área: 360 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yeferson Bernal
-
Fabricantes: Areas y Diseños, Corona, GRAMAR, Multiaceros
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Condina se encontra no coração da região cafeeira da Colômbia, mais especificamente na periferia da cidade de Pereira. O terreno margeia o Parque de Reserva Natural Barbas Bremen. A beleza das vistas da Cordilheira dos Andes com a flora e fauna do parque inspirou o projeto e incentivou os arquitetos a aproveitá-las ao máximo. A resposta do escritório a estes desafios foi criar uma casa o mais transparente possível no lado do parque, mantendo ao mesmo tempo alguma privacidade sobre o acesso.
A proposta para a casa foi criar uma versão moderna do pátio colonial espanhol através de espaços que o envolve, proporcionando uma integração visual entre as áreas sociais e privadas. Localizada a cerca de 1.700 metros acima do nível do mar, o clima é bastante ameno com temperaturas que variam de 23ºC durante o dia e caindo para 14ºC à noite, por isso a lareira tornou-se um elemento chave para o projeto das áreas de estar/jantar e atua como ponto de encontro das atividades sociais noturnas. A paleta de materiais da casa é minimalista. Utiliza uma combinação de tijolo de barro tradicional colombiano, piso travertino em todos os espaços da casa e uma fachada de placas de aço inoxidável. O efeito espelhado da fachada metálica reflete não apenas a vegetação da floresta adjacente, mas também a vibração do pôr-do-sol laranja típica deste clima tropical, fazendo com que a casa tenha uma aparência que muda conforme o passar do dia.
Trata-se de uma casa que busca a sustentabilidade e isso foi muito importante para os arquitetos desde o início. A casa coleta água da chuva para uso nos banheiros e no jardim, e possui painéis solares com baterias para atuar como um sistema de apoio de energia elétrica. A orientação norte-sul da casa ajuda a mantê-la fresca e protegida do sol durante as horas da tarde, ao mesmo tempo em que permite a ventilação natural cruzada. Não foram necessários sistemas mecânicos de aquecimento ou ar condicionado, aproveitando ao máximo o clima da região.